Notícia de última hora: redução de impostos para games depende de aprovação nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Finanças e Tributação.
…
Redação Arena | 01/12/2011 00:35
Link da reportagem: http://arena.ig.com.br/comissao-da-camara-aprova-reducao-de-impostos-sobre-games/n1597391250141.html
…
Comissão da Câmara aprova redução de impostos sobre games
Texto aprovado retira alíquotas sobre a importação e estende benefícios da Lei da Informática para os jogos
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), em caráter conclusivo – ou seja, sem a necessidade de passar pelo Plenário –, o texto que estende para os games os benefícios da Lei de Informática, garantindo assim redução doImposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos fabricantes de jogos para consoles e computadores que invistam parte do faturamento da empresa em pesquisas para o desenvolvimento do mercado nacional.
A medida também reduz a zero os impostos e taxas que recaem sobre os jogos importados para uso domiciliar. De acordo com a Lei 10.865/04, produtos como livros, papel para a produção de jornais, além de equipamentos para a área cinematográfica já eram atendidos com a isenção de alíquotas dePIS e Cofins agora concedida aos games. Ou seja, os consumidores poderão comprar seus títulos de lojas internacionais sem o perigo de taxação.
A proposta é de autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB) e une as sugestões de três projetos – o PL 514/11, de autoria do deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), 943/11, do deputado Sandro Alex (PPS-PR) e 899/11, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC).
Antes da medida entrar em vigor, o texto ainda deve passar pela análise das comissões deConstituição e Justiça e de Cidadania; e de Finanças e Tributação.